Incêndio deixa 10 feridos em acampamento de imigrantes na França

(Atualiza com reação do prefeito)

Paris, 10 abr (EFE).- Um incêndio ocorrido nesta segunda-feira deixou pelo menos dez feridos e destruiu cerca de metade do acampamento de imigrantes de Grand-Synthe, no norte da França, informou a imprensa local.

Esse acampamento é composto em grande parte por instalações de madeira muito próximas umas das outras e o fogo teria começado após uma briga entre curdos e afegãos, segundo o portal "The Huffington Post", que não especificou o estado dos feridos.

O prefeito do departamento do Norte, Michel Lalande, informou à imprensa que o incêndio reduziu o local "a cinzas" e que vai ser impossível erguer novas cabanas no lugar das que existiam.

A disputa entre ambos os grupos também deixou cinco feridos. Quatro deles tiveram que ser levados ao centro hospitalar de Dunkerque, três deles com lesões por arma branca, segundo o jornal "Le Parisien".

O acampamento hospedava 1,5 mil pessoas até o final de março e recentemente tinha registrado outros distúrbios entre seus ocupantes.

O ministro do Interior francês, Bruno Le Roux, disse em março que o local é "um fator de atração" para os imigrantes que querem cruzar ilegalmente o Reino Unido, principalmente após o fechamento em outubro da chamada Selva de Calais, situada a poucos quilômetros.

"A questão não é somente o restabelecimento da ordem pública", mas também "a do desmantelamento progressivo do acampamento, que deve começar o mais rápido possível ", afirmou Le Roux no Senado. EFE

mgr/vnm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos