Chile e Brasil programam reunião de chanceleres e ministros de Defesa

Santiago do Chile, 11 abr (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores e de Defesa de Brasil e Chile se reunirão durante o segundo semestre do ano para dar início ao mecanismo de diálogo bilateral denominado "2+2", anunciou nesta terça-feira o chanceler chileno, Arauto Muñoz.

"Combinamos em realizar durante o segundo semestre, em uma data a definir, uma reunião do mecanismo 2+2, que vai aprofundar nossa relação bilateral", apontou Muñoz em uma declaração pública junto ao ministro das Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes, que está de visita em Santiago.

O Chile já tem esse mecanismo de reuniões com Peru e Argentina para abordar alguns assuntos bilaterais.

O ministro chileno ressaltou as estreitas relações econômicas entre seu país e o Brasil, que é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com quase US$ 30 milhões de dólares.

Muñoz e Nunes abordaram temas regionais e reiteraram seu compromisso com a democracia e sua preocupação pela crise política na Venezuela.

"Reafirmamos nosso compromisso em contribuir com saídas diplomáticas que permitam o pleno restabelecimento da ordem constitucional do país", disse o chanceler chileno.

Nunes se aprofundou no assunto e assegurou que a "pressão internacional" deve ser exercida com o convencimento de que "o problema da Venezuela tem que ser resolvido pelos próprios venezuelanos".

"O objetivo é fazer valer a própria Constituição da Venezuela, especialmente em respeito às prerrogativas do parlamento, os direitos humanos e o calendário eleitoral para que o povo possa falar", acrescentou Nunes.

O brasileiro se reunirá nesta terça-feira com a presidente chilena, Michelle Bachelet, no Palácio de La Moneda, sede do Executivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos