Ahmadinejad registra sua candidatura para eleições presidenciais do Irã

Teerã, 12 abr (EFE).- O ex-presidente do Irã, o conservador Mahmoud Ahmadinejad, registrou nesta quarta-feira sua candidatura para as próximas eleições presidenciais, previstas para maio, apesar do líder supremo, Ali Khamenei, o ter desaconselhado e ele, supostamente, tinha aceitado não concorrer.

Ahmadinejad foi até a sede do Ministério do Interior, em Teerã, para acompanhar por duas vezes o vice-presidente Hamid Baqai, também candidato, e finalmente preencheu os formulários de registro, segundo confirmou à Agência Efe um responsável por seu escritório.

Depende agora a candidatura será aceita pelo Conselho de Guardas, mas este inesperado coloca ainda mais incerteza ao pleito, onde se espera que o atual presidente, Hassan Rohani, tente a reeleição.

Mahmoud Ahmadinejad, presidente entre 2005 e 2013 tinha especulado com concorrer as eleições, mas Khamenei sugeriu que não o fizesse, pois causaria "uma sociedade bipolar, que é prejudicial" para o país.

Sobre esta questão, Ahmadineyad disse em recente entrevista à Efe: "Ele é o líder. Me recomendou para não concorrer e eu aceitei".

No entanto, o ex-presidente disse hoje à imprensa, no Ministério do Interior: "o conselho do líder não significava que eu não estaria presente".

"Minha participação é como um apoio a Baqai", disse, sobre os rumores de que a candidatura do ex-vice-presidente e homem de confiança de Ahmadinejad poderia ser desqualificada, já que ele passou alguns meses na prisão acusado de corrupção.

O registro de candidatos começou ontem e se prologará até o próximo dia 15 e o Ministério do Interior anunciará a lista definitiva os aceitos pelo Conselho de Guardas entre os dias 26 e 27 de abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos