Israel prende 3 membros do Hamas, incluindo um deputado

Jerusalém, 12 abr (EFE).- As Forças de Segurança de Israel detiveram nesta quarta-feira três membros do movimento islamita Hamas, um deles deputado do Conselho Legislativo Palestino, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

De acordo com um porta-voz do Clube de Prisioneiros Palestinos, o legislador Ahmed Atoun, de Hamas, e o porta-voz do grupo em Cisjordânia, Fayez Abu Wardeh, foram presos nesta madrugada, em casa, em Ramala.

Já conforme uma porta-voz do Exército israelense, durante uma operação conjunta com o serviço de Inteligência, Shin Bet, "três integrantes de Hamas foram detidos, um em Al-Bireh, outro em Qalandia (povoados próximos a Ramala) e outro em Hebrom ".

Segundo a agência palestina "Maan", Atoun é um palestino do leste de Jerusalém, mas tinha sido expulsado por Israel para Cisjordânia após as eleições de 2006 (que o Hamas venceu), acusado de deslealdade ao estado. O terceiro detido é Hazem Jalid Jallaf, de 24 anos, também capturado de madrugada em casa, na localidade de Dura, próxima a Hebron.

Ainda com base na agência, outro palestino foi detido no posto de controle militar no sul de Cisjordânia.

Com a detenção de Atoun, sobe para 13 o total de deputados palestinos atrás das grades.

O Conselho Legislativo Palestino, que deveria ser escolhido cada cinco anos, está bloqueado e sem funcionar desde a ruptura entre Hamas e o movimento nacionalista Al Fatah, em 2007.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos