Rússia, Síria e Irã abordarão em Moscou ataque dos EUA contra base aérea

Moscou, 12 abr (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores de Rússia, Serguei Lavrov, Síria, Walid Muallem, e Irã, Mohammad Javad Zarif, manterão na próxima sexta-feira uma reunião trilateral em Moscou para tratar do ataque dos Estados Unidos contra uma base aérea síria, anunciou nesta quarta-feira o governo russo.

"O tema central das conversações será a situação político-militar na Síria" e seu objetivo será discutir medidas "para impedir a sabotagem dos esforços para uma solução política na Síria no contexto da agressão militar dos EUA contra Damasco", diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores russos.

Amanhã, quinta-feira, acontecerá outra reunião prévia entre Lavrov e Muallem, durante a qual "os ministros falarão da situação na Síria, que continua sofrendo o ataque do terrorismo internacional, e a agressão armada por parte dos Estados Unidos", anunciou aos jornalistas a porta-voz da Diplomacia russa, Maria Zakharova.

"Serão estudados os possíveis passos conjuntos para minimizar as consequências desta gravíssima violação do direito internacional e da paz na região", detalhou Zakharova.

Na última sexta-feira, a marinha americana lançou 59 mísseis Tomahawk contra uma base aérea no norte da Síria, em represália ao suposto uso de armas químicas contra a população civil por parte de Damasco.

O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou de "agressão" a ação militar, enquanto a Casa Branca exigiu que Moscou deixe de apoiar o regime do presidente sírio Bashar al Assad se quiser melhorar suas relações com os EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos