Ataque atribuído à guerrilha curda mata dois militares na Turquia

Istambul, 14 abr (EFE).- Dois agentes das forças de segurança da Turquia morreram nesta sexta-feira em um ataque atribuído ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda, na província de Van, no extremo este do país.

O incidente aconteceu no montanhoso município de Çatak, 60 quilômetros ao sudeste da capital estadual de Van, informou o jornal "Hürriyet".

Supostos membros do PKK tinham introduzido uma carga de explosivos caseiros em um duto de água sob a estrada e a detonaram durante a passagem de uma patrulha, de acordo dom a agência semipública "Anadolu".

Em consequência da detonação morreu um soldado e um membro das milícias curdas pró-governamentais, conhecidas como "korucu" e compostas por residentes locais armados pelo Estado que acompanham as unidades do exército durante patrulhas e operações contra a guerrilha.

As forças armadas turcas lançaram uma operação com apoio aéreo para buscar os responsáveis pelo ataque, acrescentou a "Anadolu".

A tática de detonar explosivos durante a passagem de uma patrulha militar é uma das formas de ataque mais comum do PKK, que opera em uma dezena de províncias do sudeste da Turquia.

O incidente acontece a apenas dois dias do referendo constitucional marcado para domingo e que irá decidir se o poder executivo será totalmente entregue ao presidente Recep Tayyip Erdogan.

Na terça-feira aconteceu outro atentado com explosivos, reivindicado pelo PKK, na cidade de Diyarbakir, a "capital" das regiões curdas da Turquia, em um mês relativamente tranquilo.

Desde que a guerrilha e o governo romperam em julho de 2015 sua trégua, vários milhares de guerrilheiros e centenas de militares morreram no conflito iniciado em 1984.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos