ETA anuncia debate interno "para avançar", sem mencionar dissolução

Bilbau (Espanha), 16 abr (EFE).- O grupo terrorista ETA anunciou neste domingo, através de um comunicado, um debate interno sobre a tomada decisões "para avançar", sem mencionar a dissolução da organização, e no qual justifica seu desarmamento.

O comunicado do grupo, que foi entregue em 8 de abril às autoridades francesas com a localização de oito depósitos de armas, ocorreu por causa do Aberri Eguna (Dia da Pátria basca), comemoração nacionalista no País Basco (norte de Espanha).

No comunicado, a ETA anuncia que realizará um debate interno no qual "serão tomadas decisões entrem todos seus membros relacionadas aos próximos passos", sem mencionar se nessa discussão planeja a dissolução do grupo.

Segundo o o jornal "Gara", a ETA qualifica de "sucesso" o desarmamento realizado na semana passada, após "mudar de esquema" e chegar a considerar que a entrega das armas "já não era moeda para a negociação" com o "insaciável" Governo espanhol, senão "um meio para explicar o separação dos estados e impulsionar o ciclo independentista".

O grupo terrorista ETA entregou às autoridades francesas a localização de oito depósitos de armas, todos eles situados no departamento dos Pirenéus Atlânticos, com 120 armas de fogo, 3 toneladas de explosivos e vários milhares de munição e detonadores.

Em um comunicado, o Governo espanhol considerou tal desarmamento como uma "operação midiática" com a qual ETA pretende "dissimular sua derrota".

A organização terrorista destacou hoje a contribuição ao desarmamento dos autodenominados "artesãos da paz" e valorizou o apoio das instituições bascas.

A ETA teve uma trajetória de mais de meio século de violência, com o assassinato de pelo menos 856 pessoas, dezenas de sequestros e extorsão a numerosos empresários para arrecadar fundos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos