Putin parabeniza os russos pela Páscoa ortodoxa e louva o trabalho da Igreja

Moscou, 16 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou os russos por causa da Páscoa, a principal festa religiosa do país, em uma mensagem na qual destacou o grande trabalho que a Igreja ortodoxa e os representantes de outras confissões cristãs realizam na vida do país.

"A grande festa da Páscoa tem um grande sentido moral, traz consigo a luz da fé que não se extingue e preenche os corações de alegria, amor e bondade ", segundo o chefe do Kremlin em sua mensagem de felicitação.

Putin, crente ortodoxo, assistiu esta madrugada ao ofício religioso celebrado pelo patriarca da Igreja ortodoxa russa, Kiril, na catedral moscovita de Cristo Salvador, o principal templo do país.

"Quero ressaltar o enorme e devoto trabalho da Igreja ortodoxa russa e de representantes de outras confissões cristãs na solução de importantes problemas sociais, no fortalecimento da família, na educação dos jovens e na harmonização das relações interétnicas e inter-religiosas", disse Putin.

Ele destacou, além disso, o enorme papel que a Igreja desempenha na conservação do acervo histórico e cultural do país.

O governante enviou também um parabéns pessoal ao patriarca Kiril, a quem agradeceu por seu trabalho à frente da Igreja Ortodoxa russa.

Destacou a importante contribuição do patriarca ao desenvolvimento da cooperação entre a Igreja e o Estado em âmbitos como a cultura, a educação, a beneficência e o fortalecimento da família.

Tradicionalmente, no Domingo da Ressurreição muitos russos visitam os cemitérios para lembrar seus mortos, o que obriga as autoridades a estabelecer medidas de segurança adicionais e a fazer apelos ao cidadão para preferir o transporte público a fim de evitar engarrafamentos e problemas de estacionamento.

Para garantir a segurança da festividade religiosa o Ministério de Rússia para Situações de Emergência mobilizou mais de 130 mil homens em todo o país.

Desta vez, como acontece a cada três ou quatro anos, a principal festa religiosa da Rússia, coincide com a festividade dos cristãos de rito ocidental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos