Inundações na ilha filipina de Cebu deixam pelo menos 10 mortos

Manila, 17 abr (EFE).- Dez pessoas morreram e cerca de 10 mil tiveram que ser evacuadas na ilha de Cebu, na área central das Filipinas, pelas fortes inundações ocorridas neste final de semana, informou nesta segunda-feira o escritório municipal de desastres.

Oito residentes de Carmen e outros dois de Danao e Alcoy, cidades ao nordeste de Cebu, perderam a vida ao serem arrastados pelas enchentes que causaram as intensas chuvas desde sábado, indicou à Agência Efe o oficial administrativo Bert Sumalinog, do Escritório de Gestão de Desastres da ilha.

No total, 70 famílias ficaram sem lar e cerca de 10 mil pessoas foram evacuadas, segundo os dados das autoridades de Cebu.

As imagens divulgadas pelas cadeias locais mostram a destruição ocasionada pelo temporal nesta parte da ilha, onde os rios de água e barro destruíram numerosas casas de madeira e inundaram as construídas com cimento, levando os habitantes juntos.

Em Carmen, a localidade mais afetada, as inundações produziram duras tragédias humanas, como a de uma mãe e seus dois filhos que perderam a vida arrastados pela água, bem como uma idosa com seu neto criança.

O Escritório de Gestão de Desastres enviou várias equipes para tratar de consertar os danos causados e prestar ajuda aos residentes, proporcionando barracas aos evacuados para que possam passar a noite.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos