Venezuela registrou 538 detenções durante protestos opositores, segundo ONG

Caracas, 17 abr (EFE).- O diretor da ONG Fórum Penal Venezuelano, Alfredo Romero, informou nesta segunda-feira que, durante os protestos opositores das últimas duas semanas, foram detidas 538 pessoas, das quais 241 permanecem atrás das grades.

O advogado detalhou, através de sua conta no Twitter, que este balanço abrange um período que vai desde o dia 4 de abril até a manhã desta segunda-feira.

Além disso, indicou que, do total, pelo menos 32 pessoas já foram formalmente privadas de liberdade por ordem de algum tribunal do país caribenho.

Romero declarou ainda que a ONG que dirige está denunciando "internacionalmente" os "torturadores identificados", depois que vários partidos opositores asseguraram que os corpos de segurança do Estado estavam aplicando torturas sobre alguns dos detidos para que envolvessem os dirigentes do antichavismo em supostos planos terroristas.

No último dia 8 de abril, o jurista assegurou à Agência Efe que os agentes da força pública estavam aplicando "detenções seletivas" durante as manifestações, motivo pelo qual a cifra de "presos políticos" - como a oposição venezuelana qualifica vários de seus dirigentes que foram encarcerados por diferentes delitos - tinha aumentado.

Segundo os balanços do Fórum Penal, apenas em abril a cifra de "presos políticos" aumentou para 146.

Por sua parte, o Ministério Público da Venezuela informou que apresentará perante os tribunais pelo menos 63 pessoas presumivelmente envolvidas em incidentes violentos registrados em Caracas e em cidades do interior do país.

Os protestos antigovernamentais deixaram, segundo balanços da oposição venezuelana, pelo menos seis mortos e mais de 200 feridos. EFE

hp/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos