Alemão Achim Steiner dirigirá Programa da ONU para o Desenvolvimento

As Nações Unidas, 18 abr (EFE).- O alemão Achim Steiner será o novo administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), segundo anunciou nesta terça-feira o chefe da organização, António Guterres.

Steiner, cuja nomeação deve ser confirmada pela Assembleia Geral da ONU, ocupará o cargo durante os próximos quatro anos, substituindo a neozelandesa Helen Clark.

Atualmente diretor de uma escola da Universidade de Oxford, Steiner foi entre 2006 e 2016 diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Também foi durante dois anos diretor-geral do escritório da organização em Nairóbi e ocupou altos cargos em várias ONGs e organizações internacionais.

O PNUD esteve liderada desde 2009 por Clark, a primeira mulher à frente desta agência e que no ano passado foi uma das aspirantes à secretaria-geral da ONU.

O Programa trabalha com muitos países com o objetivo de erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e a exclusão, cooperando com as autoridades nacionais na elaboração de políticas de desenvolvimento.

Trata-se de um dos principais encarregados de promover o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o grande plano internacional contra a pobreza que substituiu os Objetivos do Milênio.

O cargo de administrador do PNUD é um dos mais relevantes e com mais visibilidade dentro de todo o sistema das Nações Unidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos