Mais de 23 milhões de argelinos estão aptos a votar nas eleições legislativas

Argel, 18 abr (EFE).- Mais de 23 milhões de argelinos estão aptos a votar no próximo dia 4 de maio para renovar os 462 representantes da Assembleia Nacional, informou nesta terça-feira o Ministério de Interior e Coletividades.

Em um comunicado divulgado aos meios de comunicação, a fonte calculou em 23.251.503 as pessoas com direito a voto e em 983 as listas que concorrem nestas eleições, marcadas pela apatia dos eleitores, que consideram que o resultado já é conhecido, e os escândalos de alguns candidatos.

Está previsto que o número de mesas eleitorais será de 53.124 nas 48 circunscrições nacionais e nas quatro internacionais.

A da capital, Argel, é a que reúne o maior número de representantes (37), que sairão de 17 listas e serão escolhidos por 1.900.479 eleitores.

Um total de 463.260 argelinos residentes em França poderão escolher dois deputados na zona I (Paris), na qual concorrem 19 listas, enquanto outros 300.511 eleitores estão inscritos na zona II (Marselha), onde outras 14 listas disputam dois assentos na câmara.

Na zona III (Mundo Árabe, África, Ásia, Oceania) os eleitores são 58.318 (oito listas brigam por duas cadeiras) e na IV (América e resto da Europa) 133.337 eleitores escolherão dois deputados entre 12 listas.

A atual Assembleia é dominada pela Frente Nacional, do presidente argelino, Abdelaziz Buteflika, que esteve como partido único até 1989, com uma escassa representação das formações de oposição promovida pelo próprio regime.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos