Tajani tratará com May posição da Eurocâmera sobre o "Brexit"

Bruxelas, 18 abr (EFE).- O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, se reunirá com a primeira-ministra britânica, Theresa May, na próxima quinta-feira para abordar a posição da Eurocâmara sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), informou nesta terça-feira essa instituição.

A reunião acontecerá em Londres na quinta-feira, segundo o comunicado divulgado pelo Parlamento Europeu.

O presidente abordará, no contexto da posição do PE sobre a retirada de Londres do clube europeu, "uma resolução que define suas diretrizes para a negociação, que foi aprovada por uma maioria esmagadora" em 5 de abril.

A resolução estabelece que o acordo do "Brexit" deverá, entre outras prioridades, esclarecer o estatuto legal dos britânicos que vivem na UE e vice-versa, bem como provisões sobre seus direitos fundamentais após a saída de Reino Unido.

Na tarde da quinta-feira, Tajani se reunirá com representantes de Organizações Não Governamentais para abordar precisamente o assunto dos direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, um dos que mais preocupam em relação com as negociações.

A primeira ministra britânica, a conservadora Theresa May, anunciou hoje a convocação de eleições gerais antecipadas no Reino Unido para em 8 de junho.

O porta-voz do Conselho Europeu, Preben Amann, assegurou que essa convocação não muda os planos dos 27 Estados-membros (salvo o Reino Unido) em relação com o "Brexit".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos