Três pessoas morrem no norte de Camarões em ataque suicida

Yaundé, 19 abr (EFE).- Três pessoas morreram nesta quarta-feira em um ataque suicida perpetrado na cidade de Kolofata, na região norte de Camarões, local onde o grupo terrorista Boko Haram costuma realizar seus ataques, informaram à Agência Efe fontes de segurança.

Dois civis e um policial morreram no atentado cometido por um homem que se matou perante eles, disse à Agência Efe um oficial de segurança da zona que pediu o anonimato.

"O ataque ocorreu quando um policial se aproximou do suspeito a fim de fazer uma revista. Foi então quando o agressor suicida detonou sua carga explosiva, escondida em na parte de de trás de uma bicicleta", detalhou a fonte.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a ação, embora todas as suspeitas apontem para o nigeriano Boko Haram, que já perpetrou mais atentados na zona.

Os terminal municipal de Kolofata é alvo usual do grupo jihadista, que em 28 de janeiro acabou com a vida de seis pessoas e feriu outras 20.

Três dias antes, outras 26 pessoas morreram em um triplo ataque suicida em um mercado da mesma cidade.

Os países da região (Chade, Níger, Nigéria, Camarões e Benim) criaram em 2015 uma força multinacional integrada por 8,7 mil soldados para combater o Boko Haram.

A Comissão Mista Camarões-Nigéria trabalha na demarcação da fronteira entre estes dois países, uma zona volátil onde operam grupos jihadistas como os nigerianos do Boko Haram.

Não em vão, segundo especialistas consultados pela Efe, os radicais islâmicos querem converter o lago Chade em sua nova fortificação, depois que o Exército nigeriano ganhou terreno no norte de Nigéria nos últimos meses.

O Boko Haram, que significa em línguas locais "a educação não islâmica é pecado", luta por impor um Estado islâmico nesta zona de Nigéria, onde a maior parte da população é muçulmana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos