Argentina assume presidência temporária da Unasul

Buenos Aires, 20 abr (EFE).- A Argentina anunciou nesta quinta-feira que assumiu a presidência temporária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) pelo período que se estenderá até 17 de abril de 2018.

"A Argentina assume tal responsabilidade com o espírito de elaborar planos concretos que nos aproximem dos ideais de integração regional que fundamentaram a criação da Unasul", explica um breve comunicado divulgado pela chancelaria argentina, que substitui a Venezuela na presidência anual do bloco.

O comunicado acrescenta que para o próximo mês de maio está prevista, na sede da Unasul no Equador, uma primeira Reunião Extraordinária de Ministros de Relações Exteriores para analisar "de forma conjunta" a agenda de trabalho para este período.

No último dia 5 de abril, a chanceler argentina, Susana Malcorra, havia afirmado que seu país pretendia dar novo impulso à Unasul, integrada pelos 12 países sul-americanos, assim que assumisse a presidência temporária.

Além disso, explicou que a ideia é "voltar às bases sobre o que foi a ideia original da Unasul, pensando na integração de infraestrutura para produzir o aumento do comércio e do investimento direto inter-regional".

A chanceler argentina também considerou que nos últimos anos "houve muita dialética de integração, mas pouca prática de integração", uma vez que os indicadores de investimento e comércio internacional demonstram que não existiu crescimento.

"Parece que é o momento de começar a trabalhar", concluiu a ministra argentina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos