Temer espera incrementar investimentos espanhóis com visita de Rajoy

José Antonio Vera e Carlos Meneses.

Brasília, 22 abr (EFE).- O presidente Michel Temer afirmou esperar que a visita oficial do presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, na próxima segunda-feira, marque um incremento dos investimentos do país europeu e estimulou que empresas espanholas participem do plano de privatizações e concessões de seu governo.

"Creio que, com a presença do presidente (Mariano) Rajoy no Brasil, esta relação comercial vai se intensificar enormemente em benefício de Brasil e España", disse o presidente em entrevista à Agência Efe em Brasília.

Rajoy fará, na segunda e na terça-feira, uma visita ao país com uma primeira parada em Brasília, onde será recebido por Temer para uma reunião de trabalho e, posteriormente, ambos se encontrarão com diversos grandes empresários espanhóis com negócios no Brasil.

"O objetivo (do encontro) é exatamente este, revelar a velha amizade que existe entre o Brasil e a Espanha, mas também incrementar os investimentos", declarou Temer.

Neste sentido, o presidente destacou o "plano de privatizações e concessões" de seu governo e do qual espera que empresas espanholas participem.

"Hoje nós temos mais de 60 setores que serão concedidos. Aliás, mais do que isso, na segunda-feira nós vamos colocar na Bolsa de São Paulo 34 linhas de transmissão de energia elétrica", declarou.

Temer lembrou que "34 outros setores", como "portos, aeroportos, rodovias" também serão concedidos em breve, algo que, de acordo com ele, é "fruto da credibilidade, da confiança que o Brasil está ganhando, seja com investimentos nacionais, seja com investimentos estrangeiros".

"Já fizemos a concessão de quatro aeroportos (Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Florianópolis) e privatizamos uma companhia de energia aqui no estado de Goiás (Celg)", disse.

Para Temer, as companhias espanholas têm uma grande oportunidade de participar deste plano, pois "têm uma presença muito significativa no Brasil".

"Nós, governo brasileiro, temos muito interesse nessa interação do Brasil com a Espanha via investimentos espanhóis", disse o presidente, que também ressaltou as reformas que seu governo vem promovendo, como as do teto de gastos, já aprovada, e os projetos de reforma trabalhista e do sistema de aposentadorias, ainda em trâmite.

De acordo com dados oficiais, a Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no país, com capitais acumulados que alcançaram US$ 64 milhões em 2016, e o Brasil é o terceiro maior destino dos investimentos diretos espanhóis em todo o mundo.

Já a balança comercial entre os dois países movimentou no ano passado US$ 5,2 bilhões.

Perguntado se os múltiplos escândalos de corrupção poderiam ter impacto negativo nestes indicadores, Temer disse que eles não prejudicam.

"O país tem que continuar a trabalhar e, neste sentido, o Executivo e Legislativo, assim como o Judiciário, cumprindo a sua tarefa. Em segundo lugar, os exemplos concretos que eu tenho tido de investimentos que já se dão aqui no país, e esses investidores me procuram para dizer que vão aumentar os investimentos. E sempre que chegam a mim, confiam muito que, com as reformas feitas, vai ainda aumentar o grau, vai aumentar a possibilidade de investimento. Não creio que isso prejudique", argumentou.

A visita de Rajoy será completada na noite de segunda-feira e na terça-feira com passagem por São Paulo, onde participará de outros dois eventos que reunirão empresários de ambos os países, para depois seguir viagem rumo ao Uruguai.

A última vez que um presidente do Governo espanhol visitou o Brasil foi em junho de 2012, quando o próprio Rajoy participou, no Rio de Janeiro, da cúpula Rio+20 e também esteve na capital paulista.

Sobre uma eventual visita de Temer à Espanha, país ao qual já viajou oficialmente, mas quando era vice-presidente, o próprio governante declarou que, se receber um convite, o aceitará "com muuito gosto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos