Topo

Começam a fechar colégios eleitorais na França

23/04/2017 14h33

Paris, 23 abr (EFE).- A maior parte dos colégios eleitorais abertos neste domingo na França para o primeiro turno das eleições presidenciais fechou às 19h (horário local, 14h em Brasília), uma hora antes do encerramento da jornada nos centros de votação das grandes cidades do país.

Assim, os eleitores ainda podem comparecer às urnas em Paris, Lyon, Marselha, Bordéus, Toulouse, Nice, Lille e Estrasburgo, entre outras grandes cidades.

Após a abertura às 8h (horário local, 3h em Brasília), às 17h (meio-dia em Brasília) 69,42% dos franceses já tinham votado, um número ligeiramente inferior às eleições presidenciais de 2012, quando nessa essa mesma hora 70,59% já tinham depositado os votos.

Embora os institutos de pesquisa de opinião tivessem previsto nos últimos dias uma abstenção superior à das duas últimas edições, cerca de 30% do eleitorado, espera-se que desta vez a participação ronde os 80%.

Dos 11 candidatos, Marine Le Pen (extrema direita), Emmanuel Macron (social liberal), François Fillon (conservador) e Jean-Luc Mélenchon (extrema esquerda) são os quatro que têm mais chances de ir ao segundo turno, previsto para 7 de maio.

A votação está acontecendo com fortes medidas de segurança e sem grandes problemas. Um dos poucos incidentes foi o fechamento temporário de dois postos de votação em Besançon, no leste da França, depois que duas pessoas abandonaram um carro ligado perto de um desses locais.