Pesquisa diz que 54% dos americanos desaprovam gestão de Trump

Em Nova York

  • Joshua Roberts/Reuters

Ao todo, 54% dos cidadãos dos Estados Unidos desaprovam a gestão do presidente Donald Trump e somente 40% a aprova, de acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo, poucos dias antes do governante completar seus primeiros 100 dias na Casa Branca.

A pesquisa foi encomendada pelo "The Wall Street Journal" e pela rede de TV "NBC" e mostra uma diferença de 14 pontos percentuais entre os que rejeitam e os que apoiam o governo. Em um levantamento parecido e realizado em fevereiro, poucos dias depois de Trump assumir a presidência, a diferença era de quatro pontos percentuais.

Segundo o jornal, o índice de aprovação que Trump tem agora é o mais baixo se comparado aos últimos 11 presidentes em pesquisas realizadas em datas parecidas, nos inícios dos mandatos. Além de Trump, só um deles teve menos de 50% de aprovação: Gerald Ford, que assumiu o cargo após a renúncia de Richard Nixon, em 1974.

O levantamento indicou que entre os independentes o índice de não aprovação é de 54%, enquanto que somente 30% está de acordo com a gestão, o que dá uma diferença de 24 pontos percentuais. Na sondagem de fevereiro, essa diferença era de nove pontos.

Consultados sobre como Trump está gerenciando a economia, 44% aprovou suas ações e 46% desaprovou. Por outro lado, 6 de cada 10 americanos apoiaram o recente ataque com mísseis a uma base aérea na Síria.

A pesquisa foi feita por telefone, com uma amostra nacional de 900 pessoas, entre 17 e 20 de abril. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos