Jornalista etíope preso é agraciado com prêmio de Liberdade de Imprensa

Viena, 25 abr (EFE).- O jornalista etíope Eskinder Nega, preso desde 2011 após criticar o Governo de seu país, foi agraciado com o prêmio Herói Mundial da Liberdade de Imprensa, em reconhecimento a sua "dedicação inflexível" à livre troca de ideias, segundo informou o Instituto Internacional da Imprensa (IPI).

Além disso, o IPI premiará também o Comitê para a Segurança dos Jornalistas Afegãos (AJSC) com o "Free Media Pioneer Award" por seu "trabalho valente e pioneiro" para "prevenir, combater e vigiar os ataques a jornalistas em um dos entornos mais perigosos do mundo".

"Este prêmio envia a mensagem de que a valentia de Eskinder Nega, apesar de anos de intensa repressão, não foi esquecida", declarou a diretora executiva do IPI, Barbara Trionfi, em um comunicado.

Além disso, destacou a determinação do jornalista "a não permanecer em silêncio diante da tentativa cínica do Governo etíope de utilizar a luta contra o terrorismo para esmagar a dissidência legítima".

Na nota, o IPI reitera sua chamada às autoridades etíopes para que liberem o premiado "e todos os jornalistas presos por fazer seu trabalho ou por expressar suas opiniões".

Nega cumpre em seu país uma condenação de 18 anos por terrorismo, após ser detido pouco depois de publicar em 2011 um artigo sobre a "primavera árabe" e sua possível influência na Etiópia, para além de questionar as detenções sob a polêmica lei antiterrorista etíope.

"Em meio da grave ameaça aos jornalistas em Afeganistão, o incrivelmente valente trabalho" do AJSC "encarna a crença de que o jornalismo pode e deve prosperar inclusive nos cantos mais hostis do mundo", destaca Trionfi na nota.

Ambos prêmios serão entregues durante o Congresso Anual e a Assembleia Geral do IPI, em uma cerimônia em 18 de maio em Hamburgo (Alemanha).

Com sede em Viena, o IPI é uma rede internacional de diretores e redatores chefes de meios de comunicação dedicada a promover a liberdade de imprensa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos