Rajoy chega a Montevidéu para primeira visita oficial ao Uruguai

Montevidéu, 25 abr (EFE).- O chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy, chegou nesta sexta-feira a Montevidéu para sua primeira visita oficial ao Uruguai, durante a qual se encontrará com o presidente do país, Tabaré Vázquez.

O avião da Força Aérea Espanhola no qual viajou Rajoy aterrissou no aeroporto internacional Carrasco-General Cesáreo da capital uruguaia às 16h30 (mesma hora de Brasília) procedente de São Paulo, onde concluiu uma visita de dois dias ao Brasil.

O chefe do Executivo espanhol foi recebido pelo embaixador da Espanha no Uruguai, Roberto Varela, e pelo chefe da legação uruguaia em Madri, Francisco Bustillo.

Posteriormente, se transferiu até a esplanada militar do aeroporto para ser recebido pelo vice-ministro de Relações Exteriores do Uruguai, José Luis Cancela, e escutar com ele os hinos nacionais de ambos países.

O primeiro ato de Rajoy no Uruguai será uma recepção à comunidade espanhola que vive neste país e que acontecerá na residência do embaixador espanhol em Montevidéu.

Amanhã se encontrará com Tabaré Vázquez, uma reunião na qual abordarão as relações bilaterais de todo tipo, as negociações do acordo entre a União Europeia (UE) e Mercosul e diversos assuntos de interesse ibero-americano.

Em relação com o acordo UE-Mercosul, o governo espanhol assegura que, da mesma forma que fez na segunda-feira perante o presidente Michel Temer, Rajoy garantirá a Vázquez que a Espanha fará tudo o que estiver em seu alcance para que as negociações concluam com sucesso o mais rápido possível.

No terreno da economia, os dois analisarão a possível contribuição das empresas espanholas aos planos de desenvolvimento econômico do governo uruguaio.

Nesse contexto, antes de sua reunião com o presidente do Uruguai, Rajoy encerrará um fórum empresarial dos dois países no qual serão debatidas as oportunidades e desafios das companhias espanholas presentes no Uruguai.

Esta visita é a primeira de caráter bilateral de um presidente de governo espanhol ao Uruguai desde a que foi realizada por José María Aznar em 1998.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos