Topo

Ex-presidente Sarkozy votará em Macron para evitar triunfo de Marine Le Pen

Nicolas Sarkozy - Ian Langsdon/Pool Photo via AP
Nicolas Sarkozy Imagem: Ian Langsdon/Pool Photo via AP

Em Paris

26/04/2017 09h45

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy anunciou nesta quarta-feira que votará no social liberal Emmanuel Macron no segundo turno das eleições presidenciais de 7 maio com o objetivo de evitar a vitória da candidata da extrema-direita Marine Le Pen.

"Vou votar no segundo turno da eleição presidencial por Emmanuel Macron. É uma escolha responsável, que não significa de forma alguma apoiar seu projeto", afirmou o chefe de Estado entre 2007 e 2012, em texto publicado nas redes sociais.

Macron fez parte do governo do atual presidente francês, François Hollande, que venceu Sarkozy no pleito presidencial de 2012.

Em sua mensagem, ele assegurou que o projeto de Marine, que pretende abandonar à União Europeia, teria "consequências muito graves" para o país e para os franceses.

Sarkozy lembrou que seu partido, Os Republicanos (centro-direita), tem a chance de vencer nas eleições legislativas em junho e controlar o Parlamento.

O ex-presidente lamentou a derrota do candidato dos Republicanos, François Fillon, no primeiro turno de 23 de abril, mas descartou uma volta ao mundo da política.