Espanha pede unidade a líderes da União Europeia para negociação do Brexit

Bruxelas, 29 abr (EFE).- O presidente de governo da Espanha, Mariano Rajoy, pediu unidade neste sábado aos líderes dos países da União Europeia (UE) para a negociação com o Reino Unido para tornar efetivo o Brexit.

Rajoy pediu unidade em declarações aos jornalistas durante sua chegada à sede do Conselho Europeu para participar da reunião dos chefes de Estado e de governo da UE, com exceção da primeira-ministra britânica Theresa May, que aprovou as diretrizes para a negociação do Brexit.

O chefe do Executivo espanhol disse que a Espanha está de acordo com as diretrizes, que foram aprovadas por unanimidade na cúpula, e espera que estas se mantenham como estão redigidas neste momento.

Para Rajoy, um aspecto essencial nesta negociação é que a Europa deve se manter unida neste processo.

"Até agora, as coisas estão sendo bem feitas e estamos satisfeitos", acrescentou o chefe de governo.

Além disso, Rajoy destacou que a UE deve continuar apostando pela integração, já que se trata de um projeto político "muito positivo" para os interesses gerais dos espanhóis e de todos os europeus.

Neste processo, o presidente de governo da Espanha afirmou que a prioridade devem ser os direitos dos cidadãos, espanhóis e dos outros países da UE, bem como o interesse nacional.

"É muito importante que primeiro se negocie a saída (do Reino Unido) e, a partir daí, já podemos começar a falar sobre qual será a solução de futuro para a relação entre o Reino Unido e a UE", ressaltou Rajoy.

O governante espanhol defendeu que as relações entre ambas as partes sejam as melhores possíveis pois há laços de todo tipo.

Rajoy lembrou, por exemplo, que o Reino Unido é o principal destino dos investimentos espanhóis, que muitos britânicos vivem na Espanha e também que há espanhóis trabalhando no Reino Unido.

"Portanto, queremos solucionar as coisas da maneira mais justa e razoável possível", acrescentou o presidente de governo da Espanha. EFE

bb/rpr

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos