De Mistura participará nas reuniões de Astana sobre cessar-fogo na Síria

Genebra, 1 mai (EFE).- O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, participará nesta semana da reunião de alto nível do grupo de países (Rússia, Irã e Turquia) que negociaram o último acordo de cessar-fogo no país árabe, informou nesta segunda-feira seu escritório.

As facções armadas que lutam na Síria contra o regime de Bashar al Assad confirmaram que seus representantes também estarão nessa reunião, que acontecerá amanhã e quarta-feira em Astana, capital do Cazaquistão.

Em um comunicado, o escritório de De Mistura informou que sua presença em Astana se justifica pela "urgência e importância" de restabelecer as medidas que forem necessárias para reduzir os níveis de violência armada na Síria, que aumentaram nas últimas semanas.

O objetivo é avançar para medidas de confiança mútua entre as partes do conflito sírio, que recentemente entrou em seu sétimo ano.

De Mistura comparecerá ao próximo encontro como observador e acompanhado de uma equipe de assessores que esteve em similares reuniões realizadas em Astana, de modo que não participará formalmente nas discussões.

"Enquanto estiver em Astana, o enviado especial apoiará os esforços dos fiadores do cessar-fogo e de outros participantes para reduzir a intensidade dos enfrentamentos", detalhou seu escritório.

De Mistura aproveitará esta oportunidade para efetuar consultas políticas com Rússia, Irã e Turquia "para pôr os toques finais às deliberações sobre a próxima rodada de negociações sírias de paz em Genebra", acrescentou seu escritório.

Os países do Conselho de Segurança da ONU reiteraram recentemente que Genebra se mantém como o centro das negociações políticas para acabar com o conflito sírio, enquanto que em Astana se discutem aspectos de ordem militar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos