FSD anunciam que dominam mais de 90% de cidade próxima de represa na Síria

Cairo, 1 mai (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas que contam com o apoio dos Estados Unidos, anunciaram nesta segunda-feira que dominam mais de 90% da cidade de Al Tabqa, antigo centro de segurança do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), na província de Al Raqqa, no nordeste da Síria.

A porta-voz da campanha das FSD nessa região, Jihan Sheikh Ahmed, disse à Agência Efe por telefone que "atualmente, só faltam três bairros (da Al Tabqa) para serem librados e a represa do rio Eufrates".

Al Tabqa, situada a 53 quilômetros a oeste da cidade de Al Raqqa, que é considerada a capital do "califado" autoproclamado pelos extremistas em junho de 2014, é uma localidade estratégica por sua proximidade dessa represa, a maior da Síria e que está nas mãos do EI.

Ahmed destacou que, durante as últimas 48 horas, pelo menos 75 radicais morreram em ações das FSD em Al Tabqa.

"Se Deus quiser, logo poderemos dizer que Al Tabqa está liberada por completo", indicou Ahmed.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) indicou, por sua vez, que nos últimos dois dias o EI enviou reforços a essa população.

As FSD tomaram ontem o centro antigo da localidade e agora estão concentrando suas operações na parte nova, também conhecida como a cidade da Al Zaura (a revolução), construída na década de 1970 pela extinta União Soviética, segundo o OSDH.

As FSD, que dispõem da cobertura aérea da coalizão internacional e o apoio das forças especiais americanas sobre o terreno, iniciaram em novembro a ofensiva a "Ira do Eufrates" para expulsar o EI da província da Al Raqqa.

As FSD, que entraram em Al Tabqa no dia 24, são uma junção de vários grupos armados curdos, assírios (um grupo étnico de maioria cristã), árabes e circassianos, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos