Trump defende convite a Duterte por importância estratégica das Filipinas

Washington, 1 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta segunda-feira o polêmico convite a seu homólogo das Filipinas, Rodrigo Duterte, para que visite a Casa Branca ao destacar a importância estratégica e militar desse país.

"As Filipinas são muito importantes para mim, estratégica e militarmente", explicou Trump em uma entrevista à emissora "Bloomberg", em resposta às críticas que recebeu por convidar Duterte à Casa Branca durante a conversa por telefone que ambos tiveram no último sábado.

Trump ressaltou que Duterte é "muito popular" e conta com um "índice de aprovação muito alto" em seu país, destacando que, apesar de ter sido "muito, muito duro" a respeito, o governante filipino continua tendo "um enorme problema com as drogas".

Por sua vez, em sua coletiva de imprensa diária, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, defendeu o convite a Duterte como "uma oportunidade" para Trump trabalhar com países da região que podem exercer um papel nos esforços para "isolar econômica e diplomaticamente a Coreia do Norte".

Segundo Spicer, o "interesse nacional" e a segurança dos americanos "são as prioridades do presidente" nos esforços para enfrentar a ameaça norte-coreana.

O porta-voz acrescentou, por outro lado, que Trump está a par das preocupações sobre os direitos humanos que rodeiam Duterte, particularmente por sua polêmica "guerra antidroga", que causou mais de 7.000 mortes nas Filipinas desde junho do ano passado.

Após a conversa de sábado, a Casa Branca indicou que Trump convidou Duterte a Washington para falar da "importância" da relação bilateral, "que agora vai em uma direção muito positiva".

Horas antes de sua conversa com Trump, Duterte assegurou em uma cúpula de líderes do Sudeste Asiático que pediria ao governante americano que se contenha perante a Coreia do Norte e não provoque uma guerra que, em sua opinião, poderia ter "consequências catastróficas para toda a região da Ásia e o mundo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos