Venezuela acusa oito governos latino-americanos de "apoio ao golpe"

Caracas, 1 mai (EFE).- A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, acusou nesta segunda-feira oito governos latino-americanos de "incentivar o golpe", pedindo a "liberdade de presos políticos", a restituição das prerrogativas do Parlamento e um calendário eleitoral.

"A Venezuela protesta contra o comunicado da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru, Paraguai, Uruguai e o Governo de fato do Brasil", expressou a chanceler em sua conta no Twitter, onde considerou que os governos destas nações "continuam cometendo um grave erro de violar o Direito Internacional e apoiar o golpismo".

Em um comunicado conjunto facilitado pela Chancelaria colombiana, as Administrações destes oito países fizeram hoje votos para que surjam "soluções negociadas" perante a crise política na Venezuela, assim como pelo respeito dos direitos humanos em um país em "grave crise humanitária".

Os Governos em questão reproduziram as palavras proferidas pelo papa no sábado, quando pediu "soluções negociadas à grave crise humanitária, social, política e econômica que está atingindo a população" venezuelana.

Os oito Governos afirmavam que "é preciso fazer o que está ao alcance pela Venezuela, mas com as garantias necessárias".

Além disso, afirmaram que é necessária "a cessação dos atos de violência, a plena vigência do Estado de Direito, a liberdade dos presos políticos, a plena restituição das prerrogativas da Assembleia Nacional, e a definição de um cronograma eleitoral".

Segundo a chanceler venezuelana, as ideias expressadas nessa nota conjunta constituem um "comunicado em apoio a fatores opositores na Venezuela" que, remarcou, "apoia o golpismo e a violência, e pretende acabar com o Governo legítimo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos