Confronto entre facções tem ao menos 40 detidos e 8 ônibus queimados no Rio

Rio de Janeiro, 2 mai (EFE).- Pelo menos 40 pessoas foram detidas no Rio de Janeiro durante uma operação policial realizada após um enfrentamento entre facções rivais, que deixou um rastro de violência e destruição pela cidade, com oito ônibus e dois caminhões incendiados, além de três policiais feridos.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) informou em comunicado que agiu depois de um "intenso" confronto entre organizações criminosas na Cidade Alta, na zona norte da cidade.

Pelo menos oito ônibus e dois caminhões foram incendiados em diferentes pontos da capital fluminense, o que obrigou o fechamento do trânsito em algumas vias importantes do Rio.

De acordo com imagens veiculadas pela televisão, alguns moradores da região se aproveitaram dos distúrbios para saquear caminhões com alimentos e outros produtos, enquanto um grupo de jovens tentou armar uma barricada para impedir a passagem de veículos.

A polícia também confiscou mais de 30 fuzis durante a operação, que deixou mais de 3 mil crianças sem aulas na cidade por razões de segurança.

O Centro de Operações do Rio de Janeiro decretou estado de atenção de "segundo nível", o que significa que "um ou mais incidentes causam impacto em pelo menos uma região, provocando reflexos relevantes na mobilidade".

A sensação de insegurança aumentou nos últimos meses no Rio de Janeiro, especialmente após o fim do ciclo de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, pelo qual as autoridades tinham reforçado a presença das forças de segurança.

Os enfrentamentos entre policiais e criminosos e entre as próprias facções que disputam o controle do tráfico de drogas em comunidades do Rio são comuns, e muitos moradores já estão acostumados com o som de disparos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos