Morre indonésio que dizia ter 146 anos

Bangcoc, 2 mai (EFE).- O idoso indonésio que afirmava ter nascido em 1870 foi enterrado ontem na região da zona oriental da província de Java Central, onde viveu até seus últimos dias, informam nesta terça-feira meios de comunicação locais.

O documento de identidade de Sodimejo, também conhecido como Mbath Gotho, mostra que ele nasceu em 31 de dezembro de 1870 em Sragen, região onde morreu na semana passada, o que o torna a pessoa mais longeva do mundo, embora a marca nunca tenha sido oficializada.

Em uma pequena cerimônia organizada por seu neto Suryanto e outros familiares, os restos mortais de Mbah Gotho foram depositados em um túmulo que jaz junto a uma de suas filhas, concebida em seu quarto casamento e que morreu com 60 anos.

Suryanto, que como muitos indonésios só tem um nome, assegurou ao portal de notícias "Liputan6" que o material para o funeral foi adquirido há anos.

"A teca (uma espécie de madeira) para cobrir o caixão foi comprada há uns 18 anos. A lápide foi comprada em 1992", declarou o neto de Sodimejo.

Segundo sua documentação, este javanês nasceu no ano seguinte ao da inauguração do canal de Suez e no mesmo ano em que o sistema de cultivos forçados foi abolido na Indonésia, no qual camponeses eram obrigados a trabalhar em plantações do governo colonial holandês dois meses ao ano.

Sodimejo, que teria vindo ao mundo quando ainda existiam as Índias Orientais Holandesas, viveu o Despertar Nacional da Indonésia (1908), a Segunda Guerra Mundial, a independência (1945), a era Sukarno (1945-65), o regime de Suharto (1967-98) e o novo período democrático.

Segundo a organização Guinness World Records, o recorde de longevidade pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias, e faleceu em agosto de 1997.

A pessoa mais velha do mundo viva é a jamaicana Violet Brown, que nasceu em 10 de março de 1900.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos