Putin e Trump agendam reunião pessoal para cúpula do G20

Moscou, 2 mai (EFE).- Os presidentes de Rússia e Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, combinaram nesta terça-feira de realizar uma reunião pessoal durante a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha, informou o Kremlin.

Em uma conversa por telefone, "Vladimir Putin e Donald Trump se pronunciaram por continuar seus contatos telefônicos e também por organizar um encontro pessoal dentro da cúpula do G20 de 7 e 8 de julho em Hamburgo", anunciou às agências de notícias russas o serviço de imprensa da presidência russa.

Os dois governantes, acrescentou o Kremlin em nota, "falaram de toda uma série de temas para a cooperação dos dois países na arena internacional" e "deram ênfase à perspetiva de coordenar as ações de Rússia e Estados Unidos na luta contra o terrorismo internacional no contexto da crise síria".

Putin, segundo o comunicado da presidência, "pediu contenção e a diminuição da tensão "ao presidente americano em relação à situação na península da Coreia.

"Foi lembrado que seja iniciado um trabalho conjunto destinado a buscar soluções diplomáticas integrais para o problema", concluiu o Kremlin em alusão à perigosa escalada de tensão entre Washington e Pyongyang, e às provocações nucleares do regime norte-coreano.

O contato de hoje foi o primeiro entre os dois líderes desde o dia 3 de abril, quando Trump ligou para Putin para prestar condolências após o atentado terrorista no metrô de São Petersburgo, no qual morreram 14 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos