Rei da Tailândia assume controle de agências estatais

Bangcoc, 2 mai (EFE).- O rei Maha Vajiralongkorn da Tailândia assumiu nesta terça-feira o controle de cinco agências estatais responsáveis pela segurança e por assuntos reais, em um novo passo para fortalecer sua influência seis meses depois de assumir o trono.

A medida, que tira o comando dessas agências da Polícia e da Junta Militar que governa no país, foi aprovada pelo parlamento em 20 de abril, mas os detalhes só foram divulgados ontem à noite na "Gazeta Real". As entidades afetadas são o Escritório da Casa Real, o Escritório do Secretário Privado Principal de Vossa Majestade, o Departamento do Assistente de Campo da Coroa Tailandesa, o Escritório de Segurança Policial da Corte Real e o Comando de Segurança Real.

A transferência das instituições que até agora dependiam do escritório do primeiro-ministro, do Ministério da Defesa e da Polícia foi feita para melhorar a eficiência, segundo o a "Gazeta Real".

"O escritório de gestão pessoal de sua majestade e os trabalhos da Guarda Real são diferentes de outras agências estatais porque precisam estar de acordo com os desejos do rei. Em consequência, devem estar diretamente ligados a ele e gerenciados conforme seu julgamento", afirma o documento.

Os orçamentos destas organizações administrativas continuarão a cargo do tesouro público.

Maha Vajiralongkorn foi proclamado rei da Tailândia em 1 de dezembro de 2016, após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej, dois meses antes, mas só será coroado depois da cerimônia de cremação prevista para 26 de outubro deste ano.

Informações sobre a monarquia tailandesa são um assunto muito sensível no país devido à lei de lesa majestade, que castiga com penas 3 a 15 anos de prisão quem criticar ou emitir comentários que sejam considerados ofensivos pela família real.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos