Suécia eliminará registos de identidade, mas manterá controles na fronteira

Copenhague, 2 mai (EFE). - O governo sueco anunciou nesta terça-feira que eliminará os registos de identidade aos viajantes procedentes da Dinamarca e que entraram em janeiro do ano passado na onda de refugiados, mas manterá os controles na fronteira em seu território reforçados.

A Suécia, o país da União Europeia (UE) que mais refugiados per capita recebeu em 2015 (163 mil), restabeleceu controles fronteiriços provisórios em novembro, lançando mão, assim como outros países europeus, de uma cláusula do Acordo de Schengen para casos que afetem à ordem pública e a segurança. Três meses depois, as autoridades suecas introduziram uma medida complementar que obrigava às companhias transportadores a aplicar controles de identidade a todos os viajantes que entrassem na Suécia de trem, ônibus e barco a partir da Dinamarca, de modo que quem não tivesse a documentação não poderia seguir viagem.

Em coletiva de imprensa, o ministro de Interior sueco, Anders Ygeman, falou hoje da redução drástica no número de solicitações de asilo - de 10 mil por semana há um ano e meio a menos de 500 agora - e do desejo de evitar problemas aos milhares de suecos e dinamarqueses que cruzam diariamente o Estreito do Sound, que separa os dois países.

Ele informou que os controles de identidade serão suspensos à meia-noite de amanhã, mas poderiam ser implantado novamente se necessário. O monitoramento das fronteiras, no entanto, permanecerá.

"A opinião do governo é que os controles na fronteira continuam sendo necessários e precisam ser reforçado", afirmou Ygeman.

Entre as novas medidas estão a vigilância com câmaras para registrar placa de veículos e dotar de mais capacidade policiais e funcionários das alfândegas.

Em comunicado, o premier dinamarquês, o liberal Lars Lokke Rasmussen, parabenizou a decisão do governo sueco e apontou que os controles de identidade provocaram "inconvenientes consideráveis" que prejudicaram o desenvolvimento de toda a região do Estreito do Sound, que inclui Copenhague e o sul da Suécia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos