Abbas diz a Trump que "é hora" de pôr fim a "ocupação" de Israel

Washington, 3 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que "é hora" de que Israel ponha fim a sua "ocupação" de territórios palestinos.

Durante um pronunciamento conjunto na Casa Branca, Abbas reiterou a Trump que qualquer acordo de paz entre palestinos e israelenses tem que incluir a chamada "solução de dois Estados" e ser baseado nas fronteiras de 1967.

Abbas destacou que Trump tem a "determinação" e o "desejo" de ter sucesso em eventuais negociações de paz, e acrescentou que ele acredita "firmemente" que é possível chegar a uma solução permanente sobre o conflito no Oriente Médio.

Trump evitou entrar hoje em detalhes sobre quais são as condições que ele considera que devem haver para que seja possível a paz entre israelenses e palestinos, além de se oferecer para ser um "mediador" na negociação direta entre as partes.

Segundo a agência de notícias palestina "Wafa", o objetivo desta visita de Abbas a Washington é analisar "o papel" que o governo dos EUA pode ter no reatamento das negociações de paz com os israelenses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos