Explosão em mina deixa mata ao menos 21 no Irã

Em Teerã

  • Mostafa Hassanzadeh/Tasnim News/AFP

    3.mai.2017 - Resgatistas tentam salvar a vida de homem retirado de mina em que houve explosão em Azadshahr, no Irã

    3.mai.2017 - Resgatistas tentam salvar a vida de homem retirado de mina em que houve explosão em Azadshahr, no Irã

Pelo menos 21 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta quarta-feira (3) em uma explosão em uma mina de carvão situada na província de Golestan, no nordeste do Irã.

O chefe da Câmara de Indústria e Minas de Golestan, Reza Bahrami, informou que até agora foram recuperados os corpos de 21 mineiros que tinham entrado na mina para resgatar seus companheiros presos.

Este balanço de vítimas não inclui os 32 mineiros que tinham ficado presos após a explosão, indicou Bahrami, citado pelos meios de comunicação oficiais iranianos.

As autoridades iranianas também contabilizaram 69 feridos, alguns deles com queimaduras, enquanto outros tiveram que ser atendidos por inalar gases tóxicos.

No interior da jazida permanecem ainda 32 mineiros, que se encontram a 1.800 metros de profundidade, segundo o diretor dos Serviços de Emergência do Irã, Pir Hosein Kolivand.

As equipes de resgate só conseguiram chegar, por enquanto, a 800 metros de profundidade.

Kolivand havia explicado anteriormente que a explosão foi causada por um vazamento de gás e afetou duas seções da mina, que, ao desabar, prendeu entre 70 e 80 pessoas.

Os trabalhos de resgate se viram dificultados pelas enormes quantidades de gás metano acumuladas no interior da jazida, onde foi escavado um túnel secundário para facilitar o acesso.

A mina de Zemestan Yurt está situada perto da cidade de Azadshahr, na província de Golestan, e nela trabalham cerca de 500 pessoas.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos