Le Pen acusa Macron de "complacência" com o fundamentalismo islâmico

Paris, 3 mai (EFE).- A candidata da extrema direita à presidência de França, Marine Le Pen, acusou nesta quarta-feira o rival, o social liberal Emmanuel Macron, de "complacência com o fundamentalismo islâmico".

Durante o debate televisionado entre os dois candidatos, a três dias do segundo turno, Le Pen afirmou que Macron recebe o apoio de associações islâmicas e que tem apoio de Arábia Saudita e Catar.

"É necessário erradicar a ideologia fundamentalista, e o você não fará isso porque está submetido a eles, que o controlam. Você tem relações com pessoas próximas às que cometem atentados", disse a candidata ultradireitista.

Le Pen afirmou que essas associações islâmicas atacam homossexuais e judeus. Macron aproveitou essas palavras para responder à candidata da extrema direita.

"Este debate já teve pelo menos um mérito formidável: escutar da sua boca palavras de compaixão em relação a homossexuais e judeus deste país", comentou.

O candidato disse que "a luta contra o terrorismo será a prioridade nos próximos anos" e que a comandará "com firmeza" dando mais recursos às forças da ordem.

Frente às acusações de Le Pen, o ex-ministro de Economia assegurou que dissolverá toda associação que não respeite as leis do país e acusou a rival de propor soluções "que não servem para nada", como o fechamento de fronteiras.

"Países que não estão no tratado de Schengen sofreram atentados", disse Macron, que afirmou que "os terroristas desejam a vitória" de Le Pen.

"O maior desejo dos jihadistas é que Le Pen chegue ao poder na França porque eles buscam a radicalização e a guerra civil para as quais você leva o país. A armadilha da guerra civil que preparam insultando a França e atacando o nosso país", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos