Milícia pró-governamental iraquiana encontra lista com nomes de líderes do EI

Mossul (Iraque), 3 mai (EFE).- As milícias iraquianas pró-governamentais Multidão Popular encontraram documentos que contêm nomes de destacados combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no povoado de Um al Shatin, disse nesta quarta-feira à Agência Efe o comandante de brigada Kasim Muslah.

Os nomes são dos integrantes do destacado batalhão Al Faruk e foram achados depois que os milicianos majoritariamente xiitas tomaram ontem o controle dessa localidade situada ao oeste da cidade de Mossul, no norte de Iraque.

Muslah acrescentou que seus homens tomaram também outros povoados da zona, mataram 23 extremistas do EI e perseguiram aqueles que tentaram escapar para a zona de Al Qairauan, ao oeste da localidade de Tel Afar.

Além disso, destruíram três veículos dos jihadistas e confiscaram outro, além de cinturões de explosivos e armas, e no dia de hoje seguem limpando os edifícios dos explosivos colocados pelo EI antes de ser expulsos de Um al Shatin.

Muslah acrescentou que os engenheiros da Multidão Popular levantaram trincheiras e barreiras defensivas ao redor da cidade histórica de Hatra, situada a 80 quilômetros ao sudoeste de Mossul e cujo controle foi recuperado pelas forças governamentais a semana passada.

Um comunicado da Multidão Popular indicou que um importante líder do EI, identificado como Abu Yusef, foi morto na comarca de Tel Afar, situada ao oeste de Mossul e próxima à fronteira de Iraque com Síria.

Esse líder ia assumir o cargo de comandante militar do EI em tal comarca, segundo a nota.

EFE

já/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos