May expressa sua mais "profunda gratidão" ao duque de Edimburgo

Londres, 4 mai (EFE).- A primeira ministra do Reino Unido, Theresa Mai, expressou nesta quinta-feira sua mais "profunda gratidão" ao príncipe Felipe, Duque de Edimburgo, por seu apoio "constante" à rainha Elizabeth II e seu "serviço ao país".

May fez estas declarações pouco depois de o Palácio de Buckingham anunciar que o duque, de 95 anos, abandonará as atividades públicas reais no outono do Hemisfério Norte.

A premiê britânica desejou "felicidades" para o marido da rainha e assegurou que o trabalho desempenhado pelo monarca consorte durante décadas será "de grande benefício para todos nós nos próximos anos".

Além disso, May elogiou sua participação em centenas de causas beneficentes ao longo de sua vida.

O duque de Edimburgo é patrono, presidente ou membro de mais de 780 organizações, às quais "continuará associado", embora sem desempenhar "um papel ativo", segundo o comunicado.

Por sua vez, o líder trabalhista Jeremy Corbyn também elogiou o príncipe e afirmou que seu "claro senso do dever público" inspirou as pessoas durante mais de 60 anos.

"Agradecemos ao duque pelo trabalho que desempenhou e desejamos todo o melhor em sua merecida aposentadoria", concluiu o político.

A nota divulgada pelo Palácio de Buckingham afirmou que a rainha Elizabeth II "continuará fazendo um programa completo de atos oficiais com o apoio dos membros da Família Real".

Antes do comunicado, especulações tomaram conta das redes sociais, depois de o jornal "The Daily Mail" publicar hoje que os secretários da rainha e do duque tinham convocado todo o pessoal da Casa Real para fazer um anúncio.

As reuniões com o pessoal do palácio são habituais, mas sua incomum convocação de madrugada nesta ocasião deu início os boatos. EFE

pbv/cs

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos