Presidente do Parlamento croata renuncia e aumenta crise política no país

Zagreb, 4 mai (EFE).- O presidente do parlamento da Croácia, Bozo Petrov, do partido centrista Most, renunciou nesta quinta-feira, agravando a crise política do país, que surgiu após a ruptura na semana passada da coalizão de Governo.

Petrov renunciou para evitar um voto de revogação, pedido pela maioria dos deputados do Parlamento, seguindo a iniciativa de seu parceiro de coalizão até a semana passada, a conservadora União Democrática Croata (HDZ) do primeiro-ministro Andrej Plenkovic.

A HDZ considera que o Parlamento deve ser presidido agora por algum dos vice-presidentes do semicírculo de sua própria formação.

No entanto, a oposição social-democrata e o Most alegam que, segundo a legislação em vigor, um vice-presidente da HDZ não pode assumir a presidência já que não representa a maioria parlamentar.

"A Croácia entrou com isto em uma crise parlamentar. Nós não vamos participar deste circo", disse o presidente do SDP, Davor Bernardic.

O parceiro menos expressivo da coalizão até a semana passada - o centrista Most - abandonou o governo depois da destituição de três de seus ministros e causou uma crise que pode levar à realização de novas eleições antecipadas.

Plenkovic assegura que ainda sem seus parceiros controla a maioria no Parlamento.

O ministro de Finanças, Zdravko Maric (HDZ), superou hoje um voto de censura no Parlamento, mas questionou a tese de Plenkovic de que domina a maioria da câmara.

No Parlamento, de 151 cadeiras, 75 legisladores votaram a favor da moção e outros 75 contra, enquanto que um se absteve.

A possível queda do Governo seria a segunda em menos de um ano, já que o atual chegou ao poder em outubro, após as eleições legislativas antecipadas de 11 de setembro passado.

Em junho de 2016, a anterior coalizão entre HDZ e Most, que durou só seis meses e cujo governo esteve em poder desde janeiro de 2016, foi desfeita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos