Trump abrirá excursão na Arábia Saudita em busca de nova aliança antiterror

Washington, 4 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-eira que começará sua primeira excursão internacional, no final de maio, na Arábia Saudita, com o objetivo de construir com seus "aliados muçulmanos" uma nova aliança contra o terrorismo.

Durante um ato na Casa Branca de assinatura de uma ordem executiva sobre liberdade religiosa, Trump confirmou que sua primeira excursão ao exterior desde que chegou à Casa Branca, em janeiro, incluirá escalas em Arábia Saudita, Vaticano e Israel, além das já confirmadas participações nas cupulas de Otan e G7, respectivamente em Bruxelas (Bélgica) e Sicília (Itália).

A visita à Arábia Saudita será "verdadeiramente histórica", e terá a meta de construir uma nova aliança de "cooperação e apoio" com os "aliados muçulmanos" contra o terrorismo, enfatizou Trump.

Uma delegação americana foi na semana passada a Israel para preparar uma futura visita de Trump, que, segundo as fontes no governo, também terá escala na Arábia Saudita.

Quanto à visita ao Vaticano, Trump disse em abril que tinha "muita vontade" de se reunir com o papa Francisco, depois que a Casa Branca anunciou que iria tentar marcar um encontro do presidente com o pontífice.

Na semana passada, Francisco comentou que não sabia se Trump tinha solicitado uma audiência com ele no Vaticano, mas que estava disposto a recebê-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos