Conservadores ganham espaço nas eleições municipais do Reino Unido

Londres, 5 mai (EFE).- O Partido Conservador britânico, da primeira-ministra Theresa May, ganhou em cinco novos municípios, enquanto que a oposição trabalhista perdeu dois, de acordo com os primeiros resultados divulgados nesta sexta-feira das eleições municipais no Reino Unido.

Mais de sete milhões de britânicos foram chamados ontem às urnas para decidir a composição de 88 dos 418 conselhos municipais do país e os prefeitos de seis áreas metropolitanas recém-criadas, em um pleito onde os partidos medem suas forças restando cinco semanas para as eleições gerais, no dia 8 de junho.

Muitos municípios, incluindo 32 escoceses, começam nesta manhã a recontagem de votos, e os resultados devem ser divulgados a partir do meio-dia (hora local).

Com os resultados já conhecidos, os conservadores somam 429 vereadores, um aumento de 109, enquanto que os trabalhistas contam com 231, um retrocesso de 58.

O Liberal Democratas somam 111 vereadores - uma perda de nove -, o galês Plaid Cymru consegue 10 vereadores, até 40, e os verdes ganham quatro vereadores, até 10.

O Partido de Independência do Reino Unido, por sua vez, não ganhou nenhum vereador até o momento, o que representa uma perda de 30 representantes nos municípios com os resultados já divulgados.

Em total, estas eleições vai determinar a composição de 34 dos 353 conselhos municipais na Inglaterra, bem como dos 32 na Escócia e 22 no País de Gales.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos