Forças iraquianas recuperam dois bairros em Mossul após fuga dos jihadistas

Mossul (Iraque), 5 mai (EFE).- As forças iraquianas recuperaram nesta sexta-feira o controle dos bairros de Al Kanisa e Mishirfa 2, no noroeste da cidade de Mossul, após a retirada dos jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) para o centro histórico desta cidade do norte do país.

O vice-comandante da IX Brigada de Blindados do exército iraquiano, Walid Jalifa, afirmou à Agência Efe que suas tropas continuam avançando no noroeste de Mossul, depois de abrir ontem uma nova frente para tentar cercar e expulsar definitivamente o EI.

Jalifa detalhou que pelo menos 17 jihadistas morreram nas operações de hoje e assegurou que "o inimigo" está fugindo para a parte antiga, no centro da parte ocidental de Mossul, perante o avanço das tropas iraquianas.

As forças da IX Brigada do exército e da polícia federal, que contam com a cobertura da aviação iraquiana e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, combatem agora os terroristas no bairro da Al Hermat, que foi cercado ontem.

Nas ultimas horas, as tropas conseguiram evacuar quase cem famílias dos bairros de Mishirfa 2, Al Kanisa e Al Hermat, no noroeste da cidade, segundo Jalifa.

Por sua parte, o diretor da empresa iraquiana de transporte, Abdalah al Laibi, disse à Efe que sua companhia enviou 30 ônibus para transferir as famílias que fogem dos combates.

Al Laibi ressaltou que a empresa transportou até agora pelo menos 1.000 deslocados para acampamentos na comarca de Hamam al Alil, ao sul de Mossul.

Por outro lado, o Comando das Operações Conjuntas anunciou hoje em um comunicado que as forças antiterroristas encontraram uma fábrica de explosivos do grupo terrorista no oeste de Mossul e que levarão as munição achadas ali para fora da cidade.

As tropas iraquianas iniciaram a ofensiva sobre a margem oeste de Mossul no último mês de fevereiro, depois de expulsar o EI da metade leste da cidade no final de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos