França não encontra restos de explosivos nos corpos do avião da EgyptAir

Paris, 5 mai (EFE).- As autoridades da França não encontraram restos de explosivos nos corpos do avião da EgyptAir que caiu no dia 19 de maio de 2016 no Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo, o que exclui a tese de uma explosão em pleno ar por uma bomba introduzida em Paris, informou nesta sexta-feira o jornal "Le Figaro".

Essa conclusão contradiz a do relatório forense egípcio, que em dezembro do ano passado indicou que tinham sido encontrados rastros de material explosivo em alguns restos das vítimas e encaminhou o caso ao Ministério Público.

Essa descoberta provocou uma reviravolta na investigação, uma vez que, na época da queda, as autoridades egípcias tinham descartado a possibilidade de que se tratasse de um atentado terrorista.

O Airbus A320 da EgyptAir, que fazia o trajeto Paris-Cairo, caiu depois de perder o contato com os controladores do aeroporto da capital egípcia e desaparecer dos radares.

Na aeronave viajavam uma dúzia de franceses, cujos corpos chegaram a Paris no último dia 17 de janeiro e foram analisados pelo Instituto de Investigação Criminal da Polícia francesa (IRCGN) para precisamente determinar se havia restos de TNT.

O "Figaro" indicou que as autoridades egípcias encarregadas do caso pediram no início de setembro do ano passado que a França assinasse um documento que certificasse que havia rastros de explosivos nos restos do avião, algo que os policiais se negaram a fazer por não terem podido analisá-los.

"Os egípcios estão fazendo chantagem", confessou então uma fonte próxima à investigação ao jornal, segundo o qual defender que tratava-se de um atentado terrorista poderia servir para mascarar o mau estado de conservação dos aviões da companhia nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos