Julgamento do traficante "El Chapo" Guzmán começará em 16 de abril de 2018

Nova York, 5 mai (EFE).- O julgamento contra o narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán começará no dia 16 de abril do ano que vem, segundo foi anunciado em uma audiência judicial do caso realizada nesta sexta-feira.

"El Chapo" está detido nos Estados Unidos após ter sido extraditado do México no último dia 19 de janeiro, horas antes do fim do mandato do presidente Barack Obama. O mexicano foi indiciado por 17 crimes e por sua atuação como líder do Cartel de Sinaloa.

Na audiência de hoje, o acusado disse estar satisfeito com os advogados de ofício que o estão defendendo nos tribunais de Nova York e expressou seu desejo de continuar com eles.

A audiência tinha o propósito de fazer um repasse das diligências efetuadas até agora neste processo e confirmar se o detido estava satisfeito com os advogados que o estão defendendo.

O tribunal que tramita o caso, a cargo do juiz Brian Cogan, também fixou hoje o dia 15 de agosto como data da próxima audiência sobre o status do processo, como parte das diligências prévias antes do início do julgamento.

Na audiência de hoje, os defensores de "El Chapo" voltaram a insistir na necessidade de que se revisem as condições de reclusão do mexicano no presídio de segurança máxima de Nova York onde está preso.

Entre outros temas expressaram a necessidade de que se permita um contato físico entre os advogados e o acusado para poder manejar adequadamente todos os documentos ligados ao caso.

Até agora "El Chapo" e seus defensores só puderam se comunicar através de uma parede de vidro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos