Mercosul, Austrália e Nova Zelândia afiançam relação comercial na Argentina

Buenos Aires, 5 mai (EFE).- Representantes do Mercosul e do Closer Economic Relations (CEO), que agrupa Austrália e Nova Zelândia, se reuniram em Buenos Aires para estreitar os laços comerciais entre ambos blocos, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

Segundo detalhou a chancelaria argentina em comunicado, o encontro começou na quinta-feira e foi conduzido pelo subsecretário de Integração Econômica Americana e Mercosul do governo argentino, Daniel Raimondi.

Por sua parte, a delegação do CER esteve encabeçada por Frances Lisson, representante permanente da Austrália na Organização Mundial do Comércio (OMC), e por Martin Harvey, chefe negociador do Grupo Econômico e Comercial da chancelaria neozelandesa.

Trata-se da primeira reunião entre ambas organizações comerciais desde 2012, algo que destacaram todos os participantes no encontro.

Raimondi salientou especialmente a necessidade de renovar o dinamismo exterior de seu bloco, que está se modelando atualmente com as negociações com a União Europeia, e ressaltou esse início de diálogo como um bom ponto de partida para reabrir as relações com Nova Zelândia e Austrália.

As prioridades do encontro estiveram centradas em identificar as experiências atuais de intercâmbio comercial e os critérios de ambos blocos na hora de avaliar os diferentes bens e serviços, especialmente nos setores relacionados com saúde e os produtos fitossanitários.

Também conversaram sobre as barreiras ao comércio de ambos lados do Pacífico e dos mecanismos que tem cada país integrante das organizações internacionais na hora de regular a entrada de bens e serviços.

Segundo o comunicado da chancelaria argentina, em 2016, as exportações do Mercosul ao CER foram de US$ 1,133 bilhão, enquanto as importações chegaram a US$ 1,086 bilhão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos