Polícia grega desmantela redes de tráfico de migrantes para Itália

(Corrige título).

Atenas, 5 mai (EFE).- A polícia e a guarda costeira grega desmantelaram duas redes de traficantes que organizavam o transporte ilegal de migrantes da Grécia para a Itália.

Segundo informou nesta sexta-feira a polícia em uma entrevista coletiva, na operação feita no início da semana foram detidas 17 pessoas em Atenas, bem como nas localidades de Katerini (norte) e Promachonas (na fronteira com a Bulgária).

Os detidos são 12 cidadãos iraquianos, três gregos, um iraniano e um polonês.

Além disso, foi confirmado que outras dez pessoas participavam destas redes, quatro delas estrangeiros detidos na Grécia; dois gregos e um iraquiano, que estão foragidos, e outras três pessoas que ainda não foram identificadas.

Os detidos são acusados de fazer parte da quadrilha e de tentar tirar pessoas do país burlando os controles fronteiriços.

Os traficantes transportavam os migrantes em espaços que criavam na cabine do motorista e no tanque de gasolina, locais onde era possível apenas respirar.

Desta forma foram levados ilegalmente à Itália pelo menos 29 refugiados, que pagavam seis mil euros cada um, o que permitiu à quadrilha arrecadar cerca de 180 mil euros, apontou o porta-voz da polícia grega, Theodoros Jronopulos.

Outra forma de transporte utilizada pelo segundo grupo de traficantes era por via marítima, mais precisamente em um veleiro, método que serviu para levar à Itália pelo menos 92 pessoas, que pagavam entre três mil e quatro mil euros, indicou por sua vez o porta-voz da guarda costeira, Nikos Lagadianos.

Durante a operação conjunta foram confiscados vários telefones celulares, documentos de viagem, três carros e um caminhão com reboque, além de 14 mil euros em dinheiro.

Ambas as redes operavam de forma similar e se comunicavam entre si através de quatro membros comuns, indicaram os porta-vozes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos