Santuário de Fátima reforçará segurança, mas não mudará atos por visita papal

Cidade do Vaticano, 5 mai (EFE). - O Santuário de Fátima se prepara para a chegada do papa Francisco nos próximos dias 12 e 13 com o aumento da segurança, mas sem modificar os programas previstos para os peregrinos, disse à Agência Efe nesta sexta-feira a diretora de comunicação Carmo Rodeia.

Hoje, o Vaticano fez uma coletiva de imprensa com Carmo para apresentar os preparativos da visita papal.

"É um momento muito grandioso para o Santuário e que exige mais medidas de segurança do que o normal, mas serão adequadas aos espaços e ao número de pessoas que esperamos. Não vamos mudar nenhum dos programas ou atos normalmente previstos por estas medidas", explicou.

A porta-voz indicou que as autoridades nacionais, como é habitual nas viagens papais, vão se encarregar do assunto, que será ainda mais delicado pela presença do pontífice, além de importantes funcionários e até três chefes de Estado.

Ela confirmou que na missa de 13 de maio, quando o papa vai canonizar os dois Pastorinhos Francisco e Jacinta, que junto com a prima Lucia, foram testemunhas das revelações de Nossa Senhora de Fátima, estarão o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; o do Paraguai, Horacio Cartes; e o de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Ainda falta confirmar a presença de Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, país que o pontífice deve visitar em setembro.

O Santuário se prepara para um período de "muitíssimo e árduo trabalho", pois com a visita do papa se inauguram as peregrinações pelo centenário das aparições aos três pastorinhos e a previsão é de que as visitas aumentem em mais de 1 milhão ao ano.

"No ano passado, tivemos mais de 5 milhões de peregrinos. O papa se faz peregrino para rezar junto à Virgem e é lógico que isso vai atrair mais pessoas. Acreditamos que vamos receber muitos peregrinos e esse 1 milhão dito é um dado que pode ser real", manifestou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos