Trabalhistas mantêm domínio em Gales apesar do avanço dos conservadores

Londres, 5 mai (EFE).- O Partido Trabalhista britânico conseguiu manter seu domínio no País de Gales, apesar do avanço dos conservadores e dos nacionalistas do Plaid Cymru nas eleições municipais de ontem no Reino Unido, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira.

Com os votos apurados em todos os 22 municípios galeses, os trabalhistas conservam sete câmaras municipais, três a menos do que obtiveram em 2012, e 472 vereadores, uma perda de 107 cadeiras.

Por sua vez, os independentes somaram 322 vereadores, 13 a mais que há cinco anos, e alcançaram três câmaras - uma a mais -, enquanto o Plaid Cymru conservou a única câmara municipal que tinha e somou 33 vereadores, até 202.

Já o Partido Conservador conquistou uma câmara municipal e 80 vereadores, até 184, enquanto os liberal-democratas perderam 11 vereadores, até 62, e o eurofóbico UKIP ficou sem seus dois únicos vereadores em Gales.

Dez câmaras municipais serão governadas em minoria ou por coligações nessa autonomia britânica pelo fato de nenhuma força política ter obtido maioria absoluta.

Em nível nacional, com 85 de 88 câmaras apuradas, os conservadores ganharam 541 vereadores, até 1.856; os trabalhistas perderam 366, até 1.087; os liberal-democratas ficaram sem 36, até 432, e o UKIP perdeu 140 vereadores, conservando apenas um.

Por sua parte, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) continua sendo a força mais votada na Escócia com 431 vereadores - sete a menos -, apesar do destacado avanço dos conservadores.

Cerca de 7,2 milhões de britânicos estavam aptos a participar nestas eleições municipais parciais, que compreenderam apenas 88 câmaras, todas as da Escócia e País de Gales, 32 e 22 respectivamente, e apenas 34 na Inglaterra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos