Ismail Haniya é escolhido novo líder do Hamas

Gaza, 6 mai (EFE).- O movimento palestino Hamas escolheu neste sábado Ismail Haniya como seu novo líder, substituindo Khalid Meshal, informou o porta-voz da organização em Gaza, Abdul-Latif Qanou.

Meshal, exilado em Doha e que já liderou o Hamas por oito anos, anunciou que Haniya tinha vencido nas eleições internas e que se tornava assim o dirigente do escritório político do movimento. O anúncio foi feito em conjunto entre as unidades do Catar e de Gaza através de videoconferência.

O porta-voz do Hamas comunicou o resultado porque Haniya e outros líderes do Hamas em Gaza não puderam viajar ao Catar devido ao bloqueio israelense da Faixa e ao fechamento da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

"A eleição de Haniya e a realização de eleições internas bem organizadas e a tempo foi possível, apesar da situação que o grupo atravessa", disse Qanou.

Haniya tem 54 anos e nasceu no campo de refugiados de Al-Shati, em Gaza.

Em fevereiro, um pleito interno renovou o Conselho da Shura, principal órgão de decisão do Hamas, e colocou Yahya Sinwar, da ala militar do grupo, como líder do movimento na Faixa de Gaza. Este conselho de 48 membros escolhe o Comitê Central, composto por 18 integrantes, que selecionam o principal chefe e demais cargos da cúpula.

O Hamas disse que "está injetando sangue novo" e reconsiderando suas prioridades com uma nova estratégia, que foi exposta no novo documento político que pela primeira vez aceita a criação de um Estado palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967, embora isso não represente o reconhecimento de Israel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos