Abrem urnas em Schleswig-Holstein, novo teste eleitoral para Merkel e Schulz

Berlim, 7 mai (EFE).- Os colégios eleitorais no estado alemão federado de Schleswig-Holstein abriram neste domingo às 8h (horário local, 3h em Brasília) em eleições regionais convertidas em um novo teste para a conservadora Angela Merkel e o social democrata Martin Schulz, a menos de cinco meses das eleições gerais.

Com os olhares de todo o mundo voltados para as eleições francesas, a Alemanha segue com atenção a competição que se resolve hoje nesse Land fronteiriço com a Dinamarca, com apenas 2,3 milhões de pessoas com direito a voto, perante a possibilidade de mudanças no executivo regional.

O Partido Social democrata (SPD) lidera o governo, mas as últimas pesquisas o situam três pontos abaixo da União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel.

Se os conservadores vencerem, com um desconhecido Daniel Günther contra o popular Thorsten Albig, será o segundo golpe do ano para o denominado "efeito Schulz".

Após as eleições de Schleswig Holstein, no próximo fim de semana acontecem eleições regionais em Renânia do Norte-Westfalia, atualmente governado por social-democratas e verdes e último teste antes do pleito geral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos