Bélgica e Holanda veem vitória de Macron como oportunidade para Europa

Bruxelas, 7 mai (EFE).- Os primeiros-ministros da Bélgica, Charles Michel, e da Holanda, Mark Rutte, parabenizaram neste domingo Emmanuel Macron por sua vitória nas eleições presidenciais da França e consideraram que o triunfo abre uma oportunidade para reforçar a União Europeia (UE).

"A vitória de Emmanuel Macron deve ser uma oportunidade para reunir toda a boa vontade e devolver o encantamento ao projeto europeu", afirmou Michel em comunicado.

O premiê belga, que já se encontrou várias vezes com Macron, propôs um encontro oficial em Bruxelas ou Paris para "formalizar propostas concretas que permitam consolidar e reforçar o projeto europeu que enfrenta numerosos desafios", indicou a nota.

Michel expressou, além disso, a necessidade de reforçar ainda mais a colaboração com o país vizinho em matéria de segurança e na luta contra o terrorismo. Para o primeiro-ministro belga, a vitória de Macron representa também uma "clara rejeição" ao projeto de saída da União Europeia em andamento.

Por sua vez, Rutte também parabenizou Macron e destacou que as eleições mostram uma disposição progressista e europeia da França, segundo o jornal local "De Telegraaf".

Em linha com Michel, o primeiro-ministro da Holanda também quer se encontrar com o novo presidente francês para abordar o futuro da cooperação em matéria de imigração e luta contra o terrorismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos