Com 70% da apuração concluída, Macron lidera com 62,7% dos votos

Paris, 7 mai (EFE).- O social liberal Emmanuel Macron tinha 62,7% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo na França quando 70% da apuração tinha sido concluída, segundo os dados oficiais.

O resultado é um pouco inferior às estimativas de todos os institutos de pesquisa, já que os primeiros votos apurados procedem de zonas rurais, onde a candidata de extrema direita Marine Le Pen tem mais apoios.

Já as pesquisas de boca de urna indicam que o presidente eleito terá 65% dos votos, 30 pontos percentuais a mais que sua concorrente.

Desta forma, Macron terá a segunda vitória mais ampla em um segundo turno desde os tempos de Charles de Gaulle. A maior de todas as diferenças foi registrada pelo conservador Jacques Chirac, que conseguiu 82% dos votos em 2002 quando disputou com o ultradireitista Jean-Marie Le Pen, pai de Marine.

O término da apuração não está previsto para terminar nesta noite, embora Macron já tenha feito o primeiro discurso como presidente eleito e Marine Le Pen reconhecido sua derrota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos